Carregando

Shopping Conjunto Nacional de Brasília, SDN Lote Único, Torre Vermelha - Sala 6032, CEP 70077-900, Brasília - DF

NOTÍCIAS

Notícias e artigos relacionados à saúde e bem-estar.

  • 20 dezembro 2018

Etapas do tratamento ortodôntico convencional

Etapas do tratamento ortodôntico convencional:
1 - Exame inicial, diagnóstico e planejamento
2 - Instalação do aparelho
3 - Alinhamento e nivelamento dos dentes
4 - Etapa intermediária
5 - Finalização
6 - Remoção
7 - Contenção

1 - No primeiro contato do ortodontista com o paciente é feita uma análise clínica inicial. Nesta consulta são anotadas as principais observações para o planejamento do caso, se preocupando sempre em ouvir a queixa principal do paciente. Talvez seja nesta fase a de maior importância pois ela deve ser conduzida com muita atenção e cautela para contribuir com o sucesso final do tratamento.
Solicita-se então os exames necessários e o planejamento é feito juntamente com os dados coletados na avaliação.
Na próxima consulta o ortodontista explica ao paciente as opções de plano de tratamento assim como qualquer outro dado relevante observado nos exames solicitados. Desta forma, o paciente decide a melhor opção juntamente com o aparelho escolhido.

2 - Para aparelhos convencionais fixos iniciamos sempre a colagem com a arcada superior. Desta os pacientes se adaptam mais tranquilamente ao aparelho. No mês seguinte é concluída a montagem instalando o restante dos braquetes na arcada inferior.
Após a colagem dos braquetes e tubos um fio ortodôntico leve é instalado e as recomendações sobre a higiene e cuidados com o aparelho são passados ao paciente.

3 - Antes de iniciarmos grandes movimentações os dentes devem estar totalmente alinhados e nivelados. Nesta fase são feitas as correções de giro ou extrações planejadas em casos de falta de espaço. Geralmente não são feitas grandes movimentações e utilizam fios leves, geralmente um de Níquel titânio, que é bem flexível e maleável e não causa muita força sobre os dentes.

4 - Após o alinhamento e nivelamento são instalados fios pesados, geralmente retangulares de aço. Estes fios não sofrem deformação com facilidade e são resistentes à forças de elásticos ou molas ou outras mecânicas necessárias para que ocorra abertura ou fechamento de espaços ou abertura ou fechamento de mordidas, etc...
Nesta etapa é onde acontece boa parte das mecânicas e tende a ser a mais longa do tratamento.

5 - Aqui costumamos chamar de refinamento do tratamento. Damos atenção à pequenos movimentos individuais que podem ser feitos com pequenas dobras ou reposicionamento de alguns braquetes.
Neste momento o paciente deve ter muita calma e o ortodontista deve ser minucioso em observar os pequenos detalhes pois farão a diferença no sucesso do sorriso final.

6 - O dia da retirada do aparelho é para o paciente talvez o dia mais feliz do tratamento. É muito bom é gratificante para o ortodontista ver que existe uma mistura de alívio com satisfação do resultado. A maior recompensa profissional é o reconhecimento através de um sorriso estampado no rosto do paciente.

7 - São instalados geralmente dois aparelhos de contenção, sendo um removível superior é uma barra fixa inferior.
O início desta fase é o mais crítico. É neste momento que alertamos para o uso diário do aparelho removível e para sempre observar as resinas que estão coladas à barra de contenção fixa que é instalada na parte de trás dos dentes anteriores na arcada inferior.
Controles de retorno são necessários para o acompanhamento da estabilidade do caso. Geralmente são feitos no primeiro mês, no quarto, no décimo e posteriormente uma vez ao ano.

Dra. Patrícia Palhares Ribeiro Teixeira CRO 6238
Aquarius • Ortodontia Integrada

A Clínica oferece os mais modernos tratamentos em Ortodontia, em um ambiente seguro e confortável.

Shopping Conjunto Nacional de Brasília, SDN Lote Único, Torre Vermelha - Sala 6032, CEP 70077-900, Brasília - DF

(61) 3045.6788 | 99610.4900
© All Rights • Aquarius - Ortodontia Integrada