Carregando

Shopping Conjunto Nacional de Brasília, SDN Lote Único, Torre Vermelha - Sala 6032, CEP 70077-900, Brasília - DF

NOTÍCIAS

Notícias e artigos relacionados à saúde e bem-estar.

• 29 janeiro 2018

Sensibilidade dental

A sensibilidade nos dentes é aquela dorzinha que sentimos em um ou mais dentes, como uma pontada, que acontece quando consumimos algo muito quente, gelado ou até mesmo doce. Esse problema ocorre quando a dentina fica exposta, porque o esmalte do dente está fraco e não consegue protegê-la. Mas afinal, por que será que isso acontece? As causas desse quadro podem ser variadas, mas entre as principais podemos destacar a retração gengival e as doenças periodontais.

CAUSAS COMUNS DA SENSIBILIDADE DENTAL

A sensibilidade dentária afeta um grande número de pessoas. Geralmente é sentida ao ingerir bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Mas você sabe quais são as causas?

- Recessão gengival
Ocorre normalmente após os 40 anos ou escovação inadequada, com muita pressão.

- Cremes dentais abrasivos
Pode deixar o esmalte mais fino deixando a dentina exposta.

- Bruxismo
Faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis.

- Gengivite
Pode causar retração gengival.

- Bebidas ácidas
(Como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina.

-Dentes fraturados ou lascados
Pois há a exposição da dentina.

O QUE DEVE SER FEITO PARA TRATAR ESSE PROBLEMA?

Os tratamentos para a sensibilidade vão depender das causas desse problema. Ela pode ser causada por doenças gengivais, retração e também em quadros como a cárie. Nesses casos, o tratamento será voltado para a causa específica. Em algumas situações, ele pode ter cura, enquanto em outros, o controle é a melhor solução.

Além disso, existem alguns cuidados que podem ser tomados em casa. Use uma escova com cerdas macias, e faça a escovação passando por todos os dentes, porém sem exagerar na força. Usar sempre um creme com flúor é ideal, e existem ainda aqueles específicos para o combate à sensibilidade.

Caso você esteja sentindo esse sintoma, a melhor solução é consultar seu dentista, ele saberá fazer o diagnóstico correto!

Aquarius • Ortodontia Integrada

A Clínica oferece os mais modernos tratamentos em Ortodontia, em um ambiente seguro e confortável.

(61) 3045.6788 | 99610.4900